março 08

CIDA MOREIRA – PIANO E VOZ QUE NOS EMOCIONAM

 Hoje festejamos mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, portanto parabéns a todas nós as mulheres de todo o mundo! Vamos em frente! O amanhã já se anuncia mais azul. Oxalá a violência praticada contra nós desapareça num futuro breve e nossos salários sejam iguais ao dos homens quando o trabalho for igual.

Escolhi para nos homenagear neste dia, uma mulher brasileira e paulista, que tem o dom de nos encantar interpretando maravilhosamente as belas canções de todos os tempos, sejam brasileiras ou não. Ela se chama Maria Aparecida Guimarães Campiolo e é mais conhecida por, simplesmente, Cida Moreira.

Cida Moreira

Lá pelos anos 80 eu senti uma emoção indescritível ao ouvir a sua voz cantando “Summertime”, de Gershwin. Senti uma saudade imensa de Janis Joplin que havia encantado minha geração, mas que partira deste mundo ainda muito jovem. Desde então nunca mais deixei de comprar os discos de Cida Moreira – LPs na época – para poder ouvi-los sempre, quando estivesse alegre ou triste.

Caso você queira ouvir essa gravação, clique no seguinte endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=umtPquJawxE

O seu repertório é primoroso. E como ela também conhece bem a arte teatral sua interpretação é sempre muito tocante. Aliás, Cida Moreira é também psicóloga por formação acadêmica. Infelizmente, nem todos seus LPs já foram reproduzidos em formato de CDs e alguns de seus CDs já se encontram esgotados, tal qual aquele lançado em 2003 e que recebeu o nome de “Uma canção pelo ar…” e que é simplesmente espetacular. Confiram clicando aqui:

(http://www.emusic.com/album/Cida-Moreira-Uma-Can%C3%A7%C3%A3o-Pelo-Ar-MP3-Download/11106721.html)

Há alguns CDs dos quais Cida Moreira participa ao lado de outros cantores, e que foram produzidos pelo selo Lua (www.luamusica.com.br). São eles “Dolores – A Música de Dolores Duran” e nele ela canta Canção da Volta. No CD “Elas cantam Paulinho Viola” ela canta Dança da Solidão e Sinal Fechado. Em “Adoniran 100 anos” ela canta Quando te achei, etc. E tem o ótimo CD só dela, feito em homenagem à Cartola e que recebeu o singelo nome de “Angenor”, tendo sido lançado em 2008.

http://www.mpbnet.com.br/musicos/cida.moreira/index.html

Mais recentemente, no dia 11 de fevereiro p.passado, estive presente no excelente show de lançamento de seu último trabalho, o CD “Cida Moreira – A Dama Indigna”, no bonito Auditório Ibirapuera. Desta vez o trabalho foi produzido por ela mesma e Thiago Marques Luiz, sob direção artística dela e do DJ Zé Pedro. Ouvir esse CD é divino!!

A dama indigna

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/divers-o/selo-faz-lancamento-conjunto-dos-seus-primeiros-titulos-1.238206

Soube, pela entrevista que Cadão Volpato fez com ela no programa Metrópolis da TV Cultura/SP, em 22 de fevereiro p.passado, que esse último CD recém lançado já se esgotou mas que está sendo providenciada uma nova edição. Não perca a oportunidade de conhecê-la se é que você não a conhece. Caso queira assistir essa entrevista, ela está dividida em 3 partes e bastará clicar abaixo:

http://www.tvcultura.com.br/metropolis/programas/60809

http://www.tvcultura.com.br/metropolis/programas/60800

http://www.tvcultura.com.br/metropolis/programas/60801

Mas o que eu queria também contar a você é uma história bem legal e que guardei para o final. Eu adoro ouvir rádio desde criança. E amo a música, como já disse em outro texto neste blog. Pois bem, após um período bem sofrido em minha vida entre os anos 2006 e 2008, minha filha certamente para ajudar-me a animar minha vida, convenceu-me em janeiro de 2009 a inscrever-me junto com ela num curso de locução de rádio. Foram duros seis meses com aulas noturnas diárias, com duração de três horas, mais estágio obrigatório etc, tudo isso na escola http://www.radioficina.com.br/new/. Conseguimos o certificado. Fui até o Ministério do Trabalho para registrar-me. Tornei-me, desde então, uma legítima locutora!! Portanto, o futuro a Deus pertence! Me aguardem!

Durante o curso pude constatar que por ser asmática tinha pouco fôlego e cansava-me rapidamente. Além disso, percebi também que tinha algumas dificuldades na articulação das palavras. Precisava, portanto, dos cuidados de uma fonoaudióloga…tal qual o rei George VI retratado no filme “O discurso do rei”… Daí pensei: em vez disso poderia aprender a cantar, já que gosto tanto de  fazê-lo. E isso certamente me ajudaria, proporcionando-me ainda mais alegria do que apenas fazendo exercícios de articulação. Eu sabia que a Cida Moreira dava aulas de canto. Saí a sua procura e acabei encontrando-a. Fiquei muito feliz! Já pensou que privilégio é estar ao lado da Cida e ainda mais cantando junto dela?

De setembro de 2009 até novembro de 2010, tive aulas de canto semanais, naturalmente fazendo muitos exercícios respiratórios, de articulação e vocais. Como essas aulas transcorreram na casa da própria Cida, de quebra pude conhecer sua bela filha Júlia e seu simpático marido Humberto. Sem me esquecer da dorminhoca Billie, a cachorra.  Vivi momentos de muita alegria e prazer durante as aulas. Rimos muito. A Cida Moreira além de cantar muito bem, toca piano maravilhosamente e tem bom humor. Aprendi muito com ela e melhorei bastante. Claro que terei de fazer esses exercícios para sempre. Sei que me falta muito a aprender,  tenho plena consciência disso. Porém, neste ano de 2011 terei de parar um pouco com as aulas de canto, para poder dedicar-me a outra paixão que é a leitura. Estarei muito ocupada com outro projeto de leitura coletiva de literatura brasileira. Darei, então, uma folga à querida professora Cida Moreira que, pela pessoa que é e pela qualidade de sua  arte, terá para sempre a minha admiração e gratidão. Além de ocupar um cantinho no meu coração!

ATUALIZANDO: Visite o site dela clicando no link indicado abaixo

http://www.cidamoreira.com/

parente da Billie

Para seu prazer, selecionei aqui um vídeo de um antigo programa (1986) da extinta TV Manchete, que se chamava “Um toque de classe” e era apresentado pelo músico César Camargo Mariano. Clique no endereço abaixo e divirta-se!

http://www.youtube.com/watch?v=Zj_YJ_Qdy-Y&feature=related

Salve as mulheres!

Inês do Amaral Buschel, em 08 de março de 2011.

